Pesquisa
PartilharRSSLinkedinFacebookYoutube

1ª Edição Concurso de Ideias Minho Empreende

CONCURSO DE IDEIAS MINHO EMPREENDE DISTINGUE PROJETOS INOVADORES.

 

Decorreu na ADRAVE-Agência de Desenvolvimento Regional, em Vila Nova de Famalicão, a cerimónia de entrega dos prémios da 1ª edição do Concurso de Ideias Minho Empreende, promovida pela ADRAVE, IN.CUBO e BICMINHO, integrado no Projeto "Minho Empreende - Competitividade e Empreendedorismo em Baixa Densidade".
Durante a cerimónia foram anunciados e entregues os três primeiros prémios correspondentes à NUT Ave, NUT Cávado e NUT Minho Lima, Menções Honrosas, Certificado Apoio Técnico e certificados de participação. O primeiro prémio do concurso de ideias inclui um ano de serviço de contabilidade e cogestão e desenvolvimento da imagem corporativa da empresa.

O projeto vencedor, com o 1º prémio NUT-Ave designado “Life in a bag - uma horta em casa - o presente ideal”, promovido por dois empreendedores de Vila Nova de Famalicão, Alexandra Silva, professora de música e Pedro Veloso, engenheiro informático, pretende inspirar e incentivar as pessoas a cultivar os seus próprios alimentos em espaços reduzidos e com materiais reutilizáveis. O objetivo é oferecer produtos que permitam criar uma horta de ervas aromáticas e microvegetais biológicos dentro de casa, através de sacos para cultivo de ervas aromáticas (Grow Bag) - salsa, coentros, manjericão e rúcula - de caixas para microvegetais (Grow Box) - rabanete, acelga, rúcula e brócolo ou produtos baseados totalmente em cortiça (Grow Cork) para cultivar ervas aromáticas.

Quanto ao projeto vencedor, com o 1º prémio NUT-Cávado designado “Soluções Tecnológicas para os setores de Turismo, Cultura e Património” promovido por um jovem empreendedor de Braga, Jose Alves, profissional das novas tecnologias com 14 anos de experiencia em mercados nacionais e internacionais, pretende desenvolver soluções tecnológicas para os setores de turismo, cultura e património, em formato de aplicações de software e hardware, em particular, aplicações interativas em ecrãs de grandes dimensões.

Finalmente, o 1º prémio NUT-Minho Lima, designado “Casas Santa Cristina-Portugal Flavours and Cooking” promovido pelos empreendedores Vasco Guimarães, engenheiro Civil e arquiteto de formação e Lígia Santos, vencedora da 1ª edição do Masterchef Portugal, pretende recuperar casa rústica em ruínas, numa aldeia no Alto-Minho e transformá-lo em uma Casa de Campo que promova a Região do Minho e particularmente a beleza natural da zona envolvente do empreendimento, proporcionando a quem o visita uma estada agradável e com todo o conforto, em consonância com a história e a beleza do local.
A grande particularidade deste empreendimento irá estar no tipo de serviço disponibilizado ao cliente que se pretende de proximidade, personalizado e onde o espaço de restauração e de gastronomia irão ter um grande relevo através da dinamização de atividades e experiências gastronómicas.

Foram submetidas a apreciação do Júri do Concurso 35 projetos desenvolvidos por empreendedores com idades entre os 22 e os 54 anos residentes numa grande maioria em territórios de baixa densidade. Estes indicadores vão de encontro às expectativas dos promotores e objetivos do Concurso com vista à Criação de Iniciativas Empreendedoras em Territórios de Baixa Densidade no Minho em diversos setores de atividade, que potenciem a valorização dos recursos endógenos do Minho, em torno de quatro temáticas sectoriais: - Turismo; Agro-Alimentar e Produtos Tradicionais; Ambiente, Natureza e Paisagem; Cultura e Património.

 

Das 35 candidaturas apresentadas neste concurso, 11 foram distinguidas como boas ideias de projeto apresentadas neste concurso, tendo sido atribuído o certificado “apoio técnico do Minho Empreende”. Estas candidaturas terão o direito a usufruir de um conjunto de instrumentos de apoio técnico disponíveis no Minho Empreende que consolidará os seus negócios.

 

Empreendedorismo como instrumento

 

Na Cerimónia, o Presidente do Conselho de Administração ADRAVE, Arq. Armindo Costa teve na sessão oportunidade de partilhar a sua experiência de empreendedor, alertando para que “o empreendedorismo deve se olhado como mais um instrumento, como mais uma oportunidade para concretizar os nossos sonhos, o nosso projeto de vida, tendo sempre consciência de que ser empreendedor significa correr riscos, passar às vezes por situações de instabilidade em termos pessoais, que não nos devem fazer desistir”.
Insistiu ainda que “ser empreendedor, tal como ser empresário significa em primeiro lugar ter ideias, ter uma vontade inabalável para as concretizar, acreditar sempre que um dia vamos vencer. É nunca aceitar a palavra derrota. É saber que o insucesso e os erros devem nos devem motivar para sermos cada vez maiores, cada vez mais determinados. Para termos sucesso é estarmos dispostos a passar sacrifícios, a trabalhar sem horário ou relógio de ponto, a saber que muitas vezes não existem sábados ou domingos.
É não pensar que vamos enriquecer de um dia para o outro. Ser empreendedor ou empresário não é estar à espera de ganharmos o Euro milhões. Só pelo trabalho persistente é que vencemos.”

 

No primeiro trimestre de 2014 o projeto Minho Empreende irá lançar novo Concurso de Ideias.



Lista de Premiados da 1ª Edição do Concurso de Ideias Minho Empreende




Noticias publicadas sobre o a Cerimónia:

Noticia do Jornal Regional "Diário do Minho"

Noticia do Jornal Regional "Correio do Minho"



Reportagem da Famatv sobre a Cerimónia da 1ª edição do Concurso de Ideias Minho Empreende:




Fotografias do Evento:

img       img     img    img         img    img   img    img   img    img   img  img   

 

Mais fotografias na página oficial do Facebook do Projeto:  facebook do Minho Empreende

Promotor do projeto
Adrave
Financiamento
ON2QRENUE
Território de Intervenção
Território de IntervençãoTerritório de IntervençãoTerritório de IntervençãoTerritório de Intervenção
Entidades parceiras
© Adrave 2012 | Adrave - Agência de Desenvolvimento Regional | tel: (+351) 252 302 600 | e-mail: minhoempreende@adrave.pt
Mapa do Site | Política de Privacidade | Perguntas Frequentes | Ficha Técnica | Contacte-nos