Pesquisa
PartilharRSSLinkedinFacebookYoutube

Salão da Inovação Rural do Alto Minho

10 Maio 2013 a 12 Maio 2013
Foto_sal_i_inova__o_rural_alto_minho_1_350_1000

O Salão de Inovação Rural, a decorrer nos dias 10,11 e 12 de Maio de 2013, integra o projeto Minho Empreende e tem como obrjetivo sensibilizar a comunidade do Minho, em geral, e o seu tecido produtivo, em particular, para a relevância da inovação.

Este evento, subordinado ao lema “Inspirar para Inovar”, pretende constituir-se como uma mostra regional de inovação, dando notoriedade e destaque a um conjunto de iniciativas inovadoras desenvolvidas na região do Minho de natureza académica, empresarial ou mesmo individual.
Para além disso, destina-se também à promoção a aproximação de segmentos da população (nomeadamente jovens e desempregados) aos temas relacionados com o empreendedorismo, a inovação e a criatividade.
Adotando um formato de Salão, esta iniciativa visa funcionar de forma muito interativa e experiencial, desenvolvendo-se ao longo de três dias.

Feira / Mostra : “Terras do Vez – Sabores e Tradições”
Promover produtos, atividades e serviços ligados ao mundo rural de Arcos de Valdevez é o principal objetivo desta iniciativa que decorrerá no Centro de Exposições de Arcos de Valdevez.
A Feira Mostra surge na sequência de um rigoroso trabalho de promoção e valorização de um cabaz de produtos oriundos de Arcos de Valdevez que teve a sua face mais visível na criação da marca territorial “Terras do Vez – Sabores e Tradições”, de onde constam os quatro dos mais mediáticos produtos dos Arcos de Valdevez, a Broa de Milho, a Laranja de Ermelo, o Feijão Tarrestre e a Carne Cachena da Peneda, incluídos no catálogo da Slow Food Foundation.
Em conjunto, todos estes produtos, reúnem cuidadosamente as potencialidades, as riquezas e as especificidades do nosso mundo rural, permitindo construir uma oferta integrada e completa para o visitante que busca um contacto mais íntimo com um território de excelência.

Festival Gastronómico
Inserido nesta iniciativa, existirá no Parque de Exposições um espaço próprio destinado à gastronomia local, onde restaurantes de Arcos de Valdevez, servirão pratos gastronómicos, confecionados com base nos produtos locais. Pretende-se com esta ação valorizar os pratos mais característicos do Alto Minho, com especial destaque para a Carne de Cachena, o Feijão Tarrestre, a broa de milho, os vinhos verdes dos produtores locais e todos os restantes produtos.

Programa do Salão da Inovação Rural do Alto-Minho

Promotor do projeto
Adrave
Financiamento
ON2QRENUE
Território de Intervenção
Território de IntervençãoTerritório de IntervençãoTerritório de IntervençãoTerritório de Intervenção
Entidades parceiras
© Adrave 2012 | Adrave - Agência de Desenvolvimento Regional | tel: (+351) 252 302 600 | e-mail: minhoempreende@adrave.pt
Mapa do Site | Política de Privacidade | Perguntas Frequentes | Ficha Técnica | Contacte-nos