Pesquisa
PartilharRSSLinkedinFacebookYoutube

Ações do Projeto

Para se concretizar os objectivos acima expostos e operacionalizar o “Projecto Âncora: Competitividade e Empreendedorismo de Baixa Densidade”, serão desenvolvidos oito grupo de acções.
  • Acção I: Coordenar e Implementar o Projecto
    Com esta acção pretende-se criar um Comité de Pilotagem para acompanhar a implementação do Projecto, assim como uma Estrutura de Coordenação.
  • Ação II- – Metodologia de Criação de Roadmap da Rede Regional de Empreendedorismo (Benchmarking de Regiões Empreendedoras)
    Pretende-se conhecer a estruturação, funcionamento e os resultados de duas boas práticas no que respeita à concepção e implementação de programas de fomento do empreendedorismo em Regiões Europeias de Baixa Densidade; assim como identificar e adaptar benchmarks críticos para a estruturação de um programa da mesma natureza no território que integra o Provere MinhoIN.
  • Ação III - Qualificar as pessoas para o empreendedorismo
    Esta acção tem como objectivos promover a qualificação técnica e comportamental das pessoas do Minho Rural para o Empreendedorismo, assim como conceber e aplicar territorialmente instrumentos específicos de qualificação dos agentes dos territórios de baixa densidade do Minho, no sentido de facilitar o processo de empreender no Minho Rural.
  • Ação IV – Front Office MINHO IN
    Os Gabinetes de Apoio Técnico Especializado denominados FRONT OFFICE, pretendem apoiar técnicamente a criação de novas empresas e promoção dos investimentos complementares que integram o programa de acção Minho IN, assim como apoiar novos projectos empresariais inovadores, com elevado efeito demonstrativo, nomeadamente ligados ao ambiente e paisagem, turismo, agro – alimentar, produtos tradicionais, cultura e património.
    Outras das actividades será de promover concursos de ideias como forma de estimular o empreendedorismo nos territórios de baixa densidade.
  • Ação V – CLÍNICAS MINHO IN
    Esta acção tem como objectivo incrementar a intervenção em empresas nas áreas de baixa densidade com lacunas de modernização e/ou competitividade. Pretende-se, assim, responder aos desafios exigente no que respeita à inovação, competitividade, produtividade das empresas em áreas de baixa densidade, através de actividades de assessoria, de gestão estratégica e operacional, de apoio à internacionalização, entre outros, o que permitirá aos empreendedores a obtenção e internalização de competências com resultados extremamente interessantes no aumento do ciclo de vida das empresas, aumento da sua competitividade e na interacção com o sector empresarial.
  • Ação VI – Promover a Cooperação Empresarial e Institucional no Minho Rural (Rede de Empreendedorismo Minho In)
    Para além dos deficits de orientação para a tecnologia e para a I&D+i, a classe empresarial do Minho rural refere habitualmente o seu afastamento face às instituições que produzem Conhecimento e Inovação (na região e fora dela) como uma das barreiras a uma maior apetência para implementar processos de upgrade ao nível das suas actividades produtivas.
    No sentido de ultrapassar ou minimizar este tipo de obstáculos no acesso às fontes de I&D+i por um lado, e de simultaneamente promover a aproximação dos centros de I&D à base empresarial, e nomeadamente às PMEs da região, pretende-se desenvolver uma solução tecnológica, que possa igualmente beneficiar dos fenómenos da web 2.0 e das redes sociais, e criar uma plataforma web que facilite o processo de intermediação entre quem procura e quem oferece soluções de I&D+i na área do Minho IN.
  • Ação VII - Avaliação do Projecto
    Será feita uma avaliação on-going e final do projecto, de forma a monitorizar e avaliar o processo de implementação das diversas acções e actividades do projecto, tendentes a uma correcta execução do projecto e á correcção de possíveis desvios. O principal objectivo será de avaliar o grau de cumprimento dos objectivos, resultados e metas fixadas para a concretização da EEC MINHO IN.
  • Ação VIII - Promover o Projecto Empreende Minho IN
    Será criado o Plano de Comunicação do Projecto, com o objectivo de dar a conhecer os objectivos, território de intervenção, as principais acções e actividades do projecto junto do público alvo do projecto. Pretende-se dar notoriedade ao projecto, que lhe permita alcançar o efeito demonstrador desejável e sensibilizar as pessoas e agentes para o empreendedorismo nos espaços de baixa densidade do Minho, de forma a garantir o sucesso da operacionalização do projecto.
Promotor do projeto
Adrave
Financiamento
ON2QRENUE
Território de Intervenção
Território de IntervençãoTerritório de IntervençãoTerritório de IntervençãoTerritório de Intervenção
Entidades parceiras
© Adrave 2012 | Adrave - Agência de Desenvolvimento Regional | tel: (+351) 252 302 600 | e-mail: minhoempreende@adrave.pt
Mapa do Site | Política de Privacidade | Perguntas Frequentes | Ficha Técnica | Contacte-nos