Banner_cabecalho_1_571_160
subscrição de newsletter

Animação e Arte no espaço público - Os parques urbanos e espaços verdes em foco

16 de Abril de 2012
Foto-est_tua-viva_1_755_999
No âmbito da UBEA - Unidade de Biologia e Educação Ambiental, integrada na Parceria para a Regeneração Urbana do Parque da Devesa, a ADRAVE - Agência de Desenvolvimento Regional, desenvolve um vasto programa de atividades, com o objetivo de contribuir para a mobilização das pessoas para o usufruto dos parques, jardins e espaço público urbano, e de sensibilizar para o respeito e a promoção do ambiente e da qualidade de vida urbana.
Em cooperação com o CEAB – Centro de Estudos Ambientais do Município de Vila Nova de Famalicão, com a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, com a Arteduca – Conservatório de Música, no âmbito do Plano de Atividades da UBEA - UNIDADE DE BIOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL, a ADRAVE vai realizar ao longo do presente mês de abril um conjunto de iniciativas de animação nos Parques e espaços verdes urbanos da cidade de Vila Nova de Famalicão, em torno da arte.

Assim, no dia 21 de abril (das 15h às 17h30), teremos Música no Parque da Juventude, com Bandas Pop Rock e Orquestra de Sopros, para o que contaremos com a colaboração da Arteduca – Conservatório de Música, para o público em geral.
 
Outra iniciativa que irá ser realizada nos parques será o “Encontro com os livros”, em colaboração com a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco. Durante os dias 21 e 22 de abril e com o objetivo de assinalar o Dia Mundial do Livro (dia 22). Estarão à disposição das crianças e suas famílias livros infantis espalhados pelo parque de Sinçães, mantas e almofadas para poderem ler em conjunto e animadores preparados para ler um conto. Esta iniciativa pretende chamar as famílias aos parques ao mesmo tempo que promove a leitura. No domingo, dia 22, serão as famílias convidadas a participar, na segunda-feira, dia 23 , o convite dirige-se às escolas da cidade.
Paralelamente, os pais estão convidados a virem ao Parque procurar uma frase que o/a filho/a, no âmbito da sensibilização para a natureza, os espaços verdes e o bem-estar, escreveu e que pode estar colocada em qualquer parte do parque. Trata-se de ouvir a opinião das crianças sobre esta temática e motivar uma autêntica caça à frase no Parque de Sinçães. Nas “Frases ao Vento” as crianças motivam e explicam a importância da natureza e dos espaços verdes, e proporcionam momentos de cultura e de partilha em família.
 
No dia 28 de abril (das 15h às 17h30) é a vez do Teatro, no Parque 1º de Maio, com montagem de um Teatro de Fantoches e realização de um atelier de concepção e produção de fantoches, e exposição no recinto junto ao Parque Infantil, especialmente dedicado aos mais pequenos.
 
Ainda no dia 28 de abril realiza-se um Concurso designado por "ESTÁTUAS VIVAS". Este concurso tem por objetivo fomentar a animação das ruas e parques da cidade e estimular e criar oportunidades de expressão espontânea da criatividade dos jovens e da população em geral.
O tema desta iniciativa, por se integrar nas atividades da UBEA, e na Parceria para a Regeneração Urbana do Parque da Devesa, é a Natureza.
As Estátuas Vivas poderão ser encontradas na cidade, espalhadas pelos parques e espaço público urbano de Vila Nova de Famalicão. Ao mesmo tempo que estas estátuas humanas irão povoar a nossa cidade e enchê-la de animação, pretende-se que passem a mensagem sobre a necessidade de protegermos o ambiente e de abraçarmos esta causa.
Convidamos todos os cidadãos a vir aos Parques, aproveitar o convívio com a natureza e com outras pessoas, e a (re)descobrir alternativas de lazer e de bem estar.
 
 
 
Joaquim Lima
Administrador-Delegado
 
 

Parceiros