Banner_cabecalho_1_571_160
subscrição de newsletter

Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura

Slider_1_1_755_999
Em 2012 Guimarães acolhe um grande encontro de criadores e criações — música, cinema, fotografia, artes plásticas, arquitectura, literatura, pensamento, teatro, dança, artes de rua. Em Guimarães vão cruzar-se os produtos artísticos imaginados e gerados pelos seus residentes com os que de toda a Europa afluirão à cidade. Ao longo de um ano, a cidade será promotora da diversidade cultural que caracteriza a Europa, dando a conhecer as suas manifestações culturais e acolhendo as de outros países.
 
Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura é um projecto catalisador do desenvolvimento da cidade e da região envolvente, que tem a cultura, na sua mais ampla acepção, como motor dessa transformação. Visa aumentar a qualidade de vida, contribuindo para a regeneração urbana, social e económica da cidade, promovendo transversalmente o acesso à cultura e valorizando o território e o património colectivo. A vertente material do projecto, que se concretiza num vasto e ambicioso programa de regeneração urbana, já em curso sob a responsabilidade da Câmara Municipal de Guimarães, complementa o desígnio de valorização do capital simbólico da cidade e das suas gentes, o qual preside à programação da Capital Europeia da Cultura.
 
 
Assente nos valores “Cidade”, “Cidadania e Participação” e “Dimensão Europeia”, o projecto Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura é construído com três objectivos:
  • Desenvolver o Capital Humano — Capacitar a comunidade local com novos recursos e competências humanas e profissionais, estimulando o seu activo envolvimento no projecto;
  • Criar uma Economia Criativa — Transformar a economia da cidade, a partir de um modelo de Economia Industrial, numa Economia Criativa, internacionalmente competitiva;
  • Gerar uma nova Geografia dos Sentidos — Transformar um espaço de preservação passiva da memória num espaço de permanente oferta de novas e surpreendentes experiências culturais e criativas.
Dos objectivos estratégicos enunciados e valores que lhes são subjacentes — e em conformidade com os princípios que presidem a uma Agenda Europeia para a Cultura e ao próprio título de Capital Europeia da Cultura — resulta a missão do projecto Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura:
 
Através de um forte envolvimento da comunidade, gerar uma vibrante energia criativa em Guimarães, contribuindo para a regeneração urbana, social e económica da cidade, consolidando os seus recursos e oferta cultural e criando na memória e nas aspirações das pessoas uma nova dinâmica e uma alargada paisagem cultural, mudando a forma como estas vêem o mundo.
 
Para mais informações:
Visita o site: www.guimaraes2012.pt

Parceiros