Banner_cabecalho_1_571_160
subscrição de newsletter

Estudo de Investigação sobre a Juventude na União Europeia e os procesos de transição do sistema educativo para o mercado de trabalho

19 de Maio de 2014
Untitled-1_1_755_999

O projeto Youth4Job é um projeto de cooperação europeia, liderado pela Dirección Xeral de Xuventude e Voluntariado de la Xunta de Galicia, com a parceria da ADRAVE – Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave, de mais um conjunto alargado de parceiros da União Europeia. O projeto, co-financiado pelo Programa Progress da Comissão Europeia, tem como objetivo principal a identificação e a transferência de boas práticas e de serviços de qualidade em materia de orientação vocacional, que tenham em conta a perspetiva do emprego, assim como a transferência de conhecimentos e a difusão dos resultados alcançados. 

Para tal, os parceiros do projeto levaram a cabo um trabalho de investigação conjunto, que resultou num estudo global e num conjunto de 5 estudos de caso sectoriais de pequena escala em temas como as TIC, o sector marítimo, o turismo, o empreendedorismo e a imigração.

Em parceria com a Dirección Xeral de Xuventude, participam no projeto outros 9 parceiros pertencentes a 9 Estados Membros da UE: a Cooperativa Social Promidea (Itália); o CRIJ Côte d’Azur (França), o Departamento de Juventude da Região de Campania (Itália); South-East Regional Authority (Irlanda); Latvian Maritime Academy (Letónia); ISD Noordenkwartier (Países Baixos); Hellenic Regional Development Center (Grécia); Agency for innovation and European Cooperation Slovakia (Eslováquia) e a ADRAVE -  Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave (Portugal).

O presente estudo integra-se no projeto Youth4JOB, financiado pelo programa PROGRESS da Comissão Europeia, e tem como objetivo a identificação, análise e transferência de serviços, programas, projetos e boas práticas, a fim de promover o emprego dos jovens em geral e a transição do percurso académico/formação para o mercado de trabalho.

O estudo não pretende analisar a situação ou o porquê das causas do desemprego entre os jovens - já existe uma ampla literatura sobre este tema, existe uma tendência para a criação de medidas que têm como objetivo o combate deste problema, que afeta duramente a economia e o bem-estar social na Europa. As medidas que contemplam o objeto de estudo são apresentadas em diversas orientações (Serviços de apoio, Mercado, Mecanismos de Trabalho, Sistemas de Segurança e Antecipação, etc.). Também analisam transversalmente os principais dados sobre igualdade de género no emprego jovem.

Os últimos dados estatísticos do Eurostat justificam a pertinência de continuar a trabalhar sobre estas questões, porque nos fazem recordar que a União Europeia tem uma população jovem entre os 15-24 anos de cerca de 58 milhões, e 67% deles estão desempregados ou economicamente inativos. 

“Esta publicação é financiada pelo Programa Europeu para o Emprego e a Solidariedade Social – PROGRESS (2007-2013). Este programa é implementado pela Comissão Europeia.

Estudo disponivel para download:

Estudo Global em Versão PT

Parceiros