Assinatura_1_571_160
subscrição de newsletter

Notícias Económicas

Salão da Inovação Rural do Ave visitado por milhares de pessoas promoveu durante 5 dias êxitos de empreendedorismo e de Inovação do Minho

21 de Maio de 2013
Foto29_1_301_300

A tradição manteve-se nas Feiras Francas de Fafe com especial destaque para o concurso pecuário, que teve um número de animais das raças Barrosã e Minhota. Muito concorrido, pautou-se pela grande qualidade dos animais presentes a concurso e teve uma moldura de público que encheu por completo o recinto. Na ExpoRural, que decorreu no Pavilhão Multiusos, estiveram presentes cerca de uma centena de expositores. Para além do recinto do Pavilhão com os stands onde estavam expostos os mais variados produtos, desde a charcutaria, passando pelo artesanato, stand aventura, artigos para o lar, etc. No exterior estiveram expostas as alfaias agrícolas, tratores, automóveis, construções prefabricadas, jardinagem, exploração de águas, e a tenda dos animais com exposição de bovinos, equídeos, suínos, caprinos, ovinos, e aves exóticas; capões, pavões, patos, faisões, etc...

Pela primeira vez esteve presente a ADRAVE que promoveu o Salão da Inovação Rural do Ave ao abrigo do Projeto Minho Empreende. Este espaço deu notoriedade e destaque a um conjunto de iniciativas inovadoras, desenvolvidas na região Minho, de natureza empresarial, académica e institucional. Realizou-se um workshop, destinado a jovens emprendedores, que esgotou os lugares disponiveis. Integrado neste espaço, decorreu a Palea Exposs, uma exposição de produtos artesanais em palha que mostrou novos cenários de conhecimento e novas possibilidades funcionais orientada para uma economia que valoriza as culturas locais e as suas potenciais sinergias endógenas. Estiveram expostas peças com modelos inovadores que mostraram as imensas possibilidades que os produtos em palha podem trazer à moda e ao comércio.

A ADRAVE em parceria com o Município promoveu durante dois dias um Showcooking com Lígia Santos, a primeira Masterchef de Portugal, com quem os visitantes depararam no sábado e no domingo, tendo presenciado um exercício de inovação, associado ao prato mais conhecido e tradicional de Fafe – a vitela assada, confecionada com produtos oferecidos pelo Leclerc de Fafe, entre os quais a carne de vitela, oriunda de produtores deste concelho, associados na Cofafe Crl foi dada a provar ao público presente, acompanhada de uma taça de Espumante Miogo, produção da Vinhos Norte, expositor no certame, desde a primeira edição.

Em jeito de balanço, pode dizer-se que, apesar do frio e da chuva que afastaram os mais temerosos, o peso das tradições arrastou muito público, que participou com prazer e visível entusiasmo nas Feiras Francas, na ExpoRural 2013 e no Salão da Inovação Rural do Ave.

Links úteis

Universo Adrave

SGS
ADRAVE, Agência de Desenvolvimento Regional
Avenida 25 Abril, n.º 634 - Casa de Louredo
4760-101 Vila Nova de Famalicão