Assinatura_1_571_160
subscrição de newsletter

Notícias Económicas

Seminário em Fafe do Minho Empreende abordou os instrumentos de apoio ao Empreendedor

04 de Março de 2013
Foto_1_1_755_999aaa_1_301_300

ADRAVE e o Município de Fafe organizaram na tarde desta segunda-feira, no Auditório da Câmara Municipal, o seminário "Competitividade e Empreendedorismo em Baixa Densidade", cujo propósito era apresentar o projeto Minho Empreende que será desenvolvido nos próximos meses no Minho, nomeadamente no concelho de Fafe. Outro dos objetivos era sensibilizar os participantes sobre o tema do empreendedorismo e promover os vários instrumentos existentes no desenvolvimento da ideia e da criação de negócio.

A sessão de abertura, teve como oradores José Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Fafe e Joaquim Lima, Administrador-Delegado da ADRAVE.

O autarca começou por agradecer à ADRAVE por ter proporcionado o encontro na cidade de Fafe, aproveitando para agradecer aos oradores e às dezenas de presentes, sobretudo jovens, desejando que o seminário lhes proporcione “as ferramentas do emprego e a criação de novas empresas”. É nos momentos de crise, como a que atravessamos, que se deve apostar na imaginação.

Voltando-se para os mais jovens, considerou que são eles “o principal agente de transformação que é necessário fazer”.

Joaquim Lima, por seu turno, realçou a reflexão que foi possível fazer sobre os instrumentos que existem para concretizar o empreendedorismo e reforçar as oportunidades de emprego ou de negócios.

Chamou, no entanto, a atenção para o facto de que, apesar dos diversos instrumentos de financiamento disponíveis, o “empreendedorismo não é uma receita milagrosa”. Exige muito trabalho, e um conjunto de pressupostos que foram avançados ao longo da tarde.

O seminário contou com a presença de vários oradores, entre outros, a ADRAVE, o IAPMEI, a Sol do Ave, o Banco Espírito Santo, o serviço de Emprego de Fafe, a Aldeia do Pontido e a Embaixadora da Rede Europeia de Empreendedorismo Feminino em Portugal, que abordaram temas como “O Projeto Minho Empreende e as suas mais-valias”, “Empreendedorismo: da Ideia à Ação”, “Os Programas de Apoio e Incentivo ao Empreendedorismo”, “Instrumentos de Apoio ao Empreendedorismo e ao Auto-Emprego” e “Sistemas de Incentivos PRODER – Programa de Desenvolvimento Rural”.

O Minho Empreende representa um Projeto Âncora da EEC/Estratégia de Eficiência Coletiva MINHO IN, reconhecido como EEC PROVERE, em que a aposta estratégica passa pela valorização do potencial do território de baixa densidade, projetando-se num conjunto de redes empresariais, institucionais e temáticas

O Minho Empreende ambiciona até Novembro de 2014 promover e incentivar a qualificação da capacidade empreendedora do Minho e dar resposta aos desafios existentes no que respeita à Inovação, Competitividade e Sustentabilidade dos territórios de cariz rural do Minho, lançando mecanismos e instrumentos de apoio ao empreendedorismo nas áreas do Turismo, Agro-Alimentar e Produtos Tradicionais, Ambiente, Natureza e Paisagem e Cultura e Património.

Links úteis

Universo Adrave

SGS
ADRAVE, Agência de Desenvolvimento Regional
Avenida 25 Abril, n.º 634 - Casa de Louredo
4760-101 Vila Nova de Famalicão