Assinatura_1_571_160
subscrição de newsletter

Notícias Económicas

Aprovado Projeto de Cooperação para a Internacionalização do Setor agroalimentar dirigido às PME

13 de Novembro de 2017
Img-0454_1_301_300

A ADRAVE recebeu aprovação para a execução do Projeto Atlantic FOOD EXPORT, um projeto de cooperação europeia para a promoção da internacionalização das PME do setor agroalimentar, cofinanciado pelo Programa INTERREG Espaço Atlântico, através do FEDER. A ADRAVE conta também com a parceria do Município de Vila Nova de Famalicão, através do Famalicão MADEIN, na concretização deste Projeto. A nível europeu, contamos com a parceria de instituições de apoio às empresas e ao setor agroalimentar do Reino Unido, República da Irlanda, França e Espanha.


O Projeto ATLANTIC FOOD EXPORT tem por objetivo melhorar a competitividade e promover a internacionalização das PME do setor agroalimentar, do Espaço Atlântico, contando com os seguintes parceiros transnacionais: a Câmara de Agricultura da Dordogne (França), a Câmara de Comércio de Sevilha (Espanha), o Centro Tecnológico da Associação das Indústrias de Carne do Principado das Astúrias (Espanha), o BIC Innovation (Reino Unido), a Câmara Municipal de Cork (Irlanda), a Food & Drink Association-NIFDA (Reino Unido), e ainda a ADRAVE – Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave (Portugal).
O Município de Vila Nova de Famalicão, através do Famalicão MADEIN é parceiro associado do Projeto.


Entretanto, informa-se de que decorre até ao dia 30 de novembro um período para apresentação do pedido de adesão ao Projeto Atlantic FOOD EXPORT, por parte das PME do setor agroalimentar que estejam interessadas em beneficiar das ações que serão realizadas, designadamente: Assessoria técnica especializada; Programa de informação, sensibilização, e formação sobre a internacionalização e sobre a cooperação para a internacionalização; Plano estratégico de internacionalização para cada Empresa; Participação em Encontros Empresariais; Apoio à entrada nos mercados internacionais/Participação em Feiras e outras ações de internacionalização.


A título de atividade de arranque e preparação das ações do Projeto, realizou-se no dia 4 de novembro em Cork, na República da Irlanda, um Encontro entre os Parceiros transnacionais do Projeto Atlantic Food Export, organizado pela Câmara Municipal de Cork, que contou com a participação de empresas convidadas, provenientes dos diversos territórios envolvidos, para discussão e partilha de informação sobre as melhores metodologias e as ações mais eficazes para a promoção da internacionalização das empresas em cooperação.
Participaram, a convite da ADRAVE e do Famalicão MADEIN, as Empresas Miolo de Nós e Yogan, que intervieram ativamente nos trabalhos no sentido de apresentar os seus pontos de vista sobre as metodologias e ferramentas de internacionalização e exemplos de cooperação empresarial, bem como produtos, mercados e objetivos de internacionalização. Foi feita também uma apresentação de alguns produtos de empresas do território, que colaboraram nesta iniciativa, designadamente a MiniKiwi Farm, a Amálgama e a Hands on Earth.

Para uma informação mais detalhada sobre a Convocatória aberta, e a forma de adesão ao Projeto, consulta o seguinte link: http://www.adrave.pt/pages/12?news_id=243 

Links úteis

Universo Adrave

SGS
ADRAVE, Agência de Desenvolvimento Regional
Avenida 25 Abril, n.º 634 - Casa de Louredo
4760-101 Vila Nova de Famalicão