Assinatura_1_571_160
subscrição de newsletter

Notícias Económicas

Workshop ecoRIS3 – INTERREG Europe decorreu em Vila Nova de Famalicão e em Guimarães

03 de Julho de 2017
Img_4623_1_301_300

Realizou-se nos passados dias 28 e 29 de junho o Workshop “Public Sector as Orchestrator of ecosystems of innovation and Smart Specialization”, que decorreu em Vila Nova de Famalicão, no primeiro dia, e em Guimarães, no segundo dia.

Este Workshop integra-se no programa de trabalho do Projeto Projeto ecoRIS3 - Interreg Europe, e contou com a participação de todos os Parceiros transnacionais do Projeto, a saber, autoridades públicas e agências de desenvolvimento regional de Espanha, Irlanda, França, Finlândia, Letónia, Lituânia, Itália e a ADRAVE. No território do Vale do Ave, o Projeto ecoRIS3 inclui como parceiros associados os Municípios de Vila Nova de Famalicão, através do Famalicão MadeIN, e de Guimarães, através do Guimarães Marca.

Neste Workshop participaram ainda, como Stakeholders regionais, e em articulação com a Rede Famalicão Empreende, através do Grupo de Trabalho da Inovação e da Transferência de Tecnologia, o CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, o CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, o CCG – Centro de Computação Gráfica e a Universidade Lusíada Norte.

O Workshop, organizado pela ADRAVE e pelos Municípios de Vila Nova de Famalicão e de Guimarães, teve como objetivos principais apresentar e discutir um conjunto de boas práticas em matéria de cooperação entre o setor público e a academia, a indústria e a sociedade para a criação e dinamização de ecossistemas regionais de inovação, bem como identificar os principais constrangimentos e propor um conjunto de recomendações para a ligação entre os desafios e oportunidades da estratégia regional de inovação com as políticas locais de inovação e a ação prática dos Stakeholders.
Realizou-se também, neste âmbito, um Encontro de Stakeholders com Empresas locais, entre as quais a Continental, a ITA, a AMOB, a TMG, a Celoplás, e que contou com a participação da ANI – Associação Nacional para a Inovação, no âmbito do qual se apresentaram e discutiram os desafios e oportunidades da RIS3, bem como as práticas e os atores da inovação nos contextos local e regional.

Ao longo dos dois dias de trabalho foram ainda realizadas visitas de estudo de caso ao CITEVE, em Vila Nova de Famalicão, e ao LabPAC – Laboratório da Plataforma das Artes e da Criatividade, em Guimarães.

Links úteis

Universo Adrave

SGS
ADRAVE, Agência de Desenvolvimento Regional
Avenida 25 Abril, n.º 634 - Casa de Louredo
4760-101 Vila Nova de Famalicão