Assinatura_1_571_160
subscrição de newsletter

Notícias Económicas

Dia da Poesia e Semana Europeia da Energia Sustentável assinalados nos parques urbanos de V.N. de Famalicão

23 de Março de 2012
Foto_1_1_301_300
A ADRAVE – Agência de Desenvolvimento Regional em cooperação com o CEAB – Centro de Estudos Ambientais do Município de Vila Nova de Famalicão, no âmbito do Plano de Atividades da UBEA - UNIDADE DE BIOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL, assinalou o Dia da Poesia, na passada Quarta-feira, 21 de março. Para o efeito, e aproveitando a circunstância da construção do Parque da Devesa, no âmbito da Parceria para a Regeneração Urbana, foi assinalada esta data com uma iniciativa alusiva à Poesia, designada por “Passos de Poesia”, no jardim. O palco, desta feita, foi o Parque de Sinçães, no coração da cidade. Procedeu-se à seleção dos autores, de entre a vasta literatura portuguesa que nos remete para a ecologia e a natureza, tendo-se optado por Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Fernando Namora, entre outros autores consagrados. Foram espalhados diversos poemas no Parque de Sinçães, por entre as árvores e no relvado, alusivos à temática da natureza e do ambiente, os quais foram lidos por centenas de utilizadores do Parque, ao mesmo tempo que no espaço público urbano, os cidadãos foram encontrando mensagens inscritas pelo espaço público, incitando à visita e usufruto dos Parques e das Zonas Verdes da cidade. 
 
A iniciativa, designada por Passos de Poesia, integra-se nas atividades da Unidade de Biologia e Educação Ambiental, e visou alertar os cidadãos para os diferentes usos sociais dos parques e das zonas verdes da cidade e sinalizar a importância da árvore, do ambiente e da qualidade de vida para a fruição quotidiana.
 
A poesia surge neste contexto, associada aos parques urbanos, já que contribui para a diversidade criativa, para leituras diversificadas e individualizadas da realidade, o que estimula uma apropriação diversificada do espaço e dos parques, e, portanto, dos respetivos usos sociais, bem como alerta a comunidade para a necessidade de, cada vez mais, protegermos o ambiente e a natureza, para bem da felicidade humana.  Deste modo, através da poesia, quisemos que a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, a criatividade e a inovação dessem aos parques, jardins e espaços verdes uma luminosidade especial.
 
Ainda integrado nas atividades da UBEA – Unidade de Biologia e Educação Ambiental é de salientar a iniciativa que assinala a comemoração da Semana Europeia da Energia Sustentável, que se iniciou no dia 22 de março, e se prolonga até ao próximo dia 26 de março. Neste âmbito desenvolve-se a iniciativa “Moínhos de Vento”, nos parques. Foram “plantadas” mais de três centenas de ventoínhas de papel, construídas em papel reciclado de várias cores, em diferentes canteiros nos vários parques e jardins da cidade, alusivos à temática da energia renovável e apelando à utilização de energias alternativas, numa perspetiva de (re)consciencialização dos cidadãos para a utilização racional da energia.
 
De salientar, também, no próximo Sábado, dia 24 de março, uma megainiciativa de animação no Parque da Juventude, em torno do Desporto. A modalidade escolhida, desta vez, foi o Voleibol, e serão montadas redes de volei no relvado e convidados os cidadãos a praticar a modalidade, que contará com as presenças das Equipas de volei do AVC, do Vitória de Guimarães, entre outras.
 
Com esta iniciativa, pretende-se mobilizar ainda mais os cidadãos de Famalicão para as idas ao Parque e para a diversificação dos seus usos, associando a prática desportiva ao lazer, à saúde e ao bem estar, em harmonia com a natureza e os espaços verdes.
 
Esta iniciativa será adiada se as condições climatéricas não permitirem a sua realização.
 
Durante os meses de março e abril estão ainda programadas outras iniciativas em torno da arte nos Parques, incluindo leituras, teatro, música, e outras atividades criativas, das quais em breve daremos nota.
 
Convidamos todos os cidadãos a vir aos Parques, aproveitar o convívio com a natureza e com outras pessoas, e a (re)descobrir alternativas de lazer e de bem estar.
 
Joaquim Lima
Administrador-Delegado
 

Links úteis

Universo Adrave

SGS
ADRAVE, Agência de Desenvolvimento Regional
Avenida 25 Abril, n.º 634 - Casa de Louredo
4760-101 Vila Nova de Famalicão