Assinatura_1_571_160
subscrição de newsletter

Notícias Económicas

As Oportunidades de Negócio no Mercado Estados Unidos em debate em Vila Nova de Famalicão

23 de Outubro de 2016
Image49157_1_301_300

O Ciclo de Conferências ‘Famalicão Made INternational’promovido pelo Município de Vila Nova de Famalicão em parceria com a AICEP e a ADRAVE deu continuidade com a realização no passado dia 20 de outubro, na Casa do Território, Parque da Devesa, com a segunda conferência dedicada às oportunidades de negócio nos E.U.A.

Capacitar as empresas de Vila Nova de Famalicão, sobretudo as startups e as PME, para a exportação, tendo em vista o alargamento da base exportadora do concelho, é o que ambiciona o Município com esta iniciativa.

Esta conferência contou com a presença do Presidente da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD, Vasco Rato, que afirmou que “Quem se habilita a exportar para os EUA está preparado para qualquer outro mercado”, argumentou. Para além da necessidade de uma rede de contactos e de capital capaz de suportar as exigências da presença neste mercado, o Presidente da FLAD apontou a “sensibilidade cultural” como fator determinante para uma experiência de internacionalização bem-sucedida neste “país com múltiplas especificidades regionais”. “Há produtos portugueses fantásticos que não resultaram lá por causa do nome”, sublinhou.

O Presidente da Câmara Municipal, por seu lado, reafirmou ser fundamental uma forte componente exportadora para dar mais dimensão à economia de um território. Para Paulo Cunha é uma questão de “ambição que tem de fazer parte do ADN empresarial”. De resto, a estratégia da autarquia que preside neste capítulo é clara: “É verdade que nos preocupamos com as empresas que já exportam, mas não é menos verdade que nos preocupamos ainda mais com as empresas que não exportam. É óbvio que queremos que as grandes e as médias empresas exportem cada vez mais, mas sentimos que somos mais úteis, e porventura imprescindíveis, para os projetos empresariais que estão a dar os primeiros passos. É aqui que concentraremos muita da nossa energia.”

Quanto à Joaquim Lima administrador Delegado da ADRAVE, realçou a iniciativa promovida pelo Município em prol da Competitividade das PME's do Conceclho e mostrou disponibilidade por parte da ADRAVE no apoio aos empresários de Vila Nova de Famalicão nas oportunidades existentes através do Portugal 2020, nomeadamente no tema da Internacionalização.

Ponto alto desta conferência que decorreu na Casa do Território, Parque da Devesa, foi também a apresentação dos ‘Embaixadores Famalicenses nos EUA’. Empresários que conhecem bem o mercado norte-americano e que se disponibilizaram para aconselhar outras empresas famalicenses na entrada ou consolidação dos seus negócios nos Estados Unidos. São eles Rui Machado (Diretor Comercial da ROQ), Pedro Silva (CEO da SONICARLA EUROPA) e Marcelo Garcia (Diretor de Operações da OLBO & MEHLER.

Finalmente, até dia 17 de novembro, decorrem as oficinas sobre o Mercado E.U.A.

Para participar, poderá efectuar a sua isncrição junto do Made In. (A sessão está limitada a 20 participantes)

Links úteis

Universo Adrave

SGS
ADRAVE, Agência de Desenvolvimento Regional
Avenida 25 Abril, n.º 634 - Casa de Louredo
4760-101 Vila Nova de Famalicão