Assinatura_1_571_160
subscrição de newsletter

Notícias Económicas

UPGradeSME debate internacionalização das PME da Europa

23 de Outubro de 2016
Img_3758_1_301_300

A ADRAVE – Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave é parceira na execução do Projeto UpGradeSME – Improving policy instruments supporting innovative SME performance, aprovado pelo Programa INTERREG Europa, que se encontra em execução.

O Projeto UpGradeSME visa analisar e avaliar os instrumentos de política pública em cada um dos territórios das regiões parceiras, neste caso o instrumento de política de apoio à internacionalização das PME, e emitir um conjunto de recomendações para a melhoria das respetivas medidas de política pública, no sentido de influenciar as autoridades de gestão a introduzir alterações à política, para melhor responder às necessidades das PME e melhor contribuir para os objetivos da economia e do desenvolvimento do território.

A Rede de Cooperação no âmbito deste Projeto é composta pelos seguintes Parceiros transnacionais, que inclui agências de desenvolvimento, serviços de promoção do desenvolvimento económico e municípios:

1 - Pannon Business Network (HU)
2 – Steinbeis-Europa-Zentrum (North Rhein Westfalia - DE)
3 - Business Development Friesland (NL)
4 - Municipality of Leeuwarden (NL)
4 - South Muntenia Regional Development Agency (RO)
5 – ADRAVE – Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave (PT)
6 - Fomento de San Sebastian (ES)
7 - Hungarian National Ministry for Economic Development (HU)

Em Portugal, para além da ADRAVE, participam também ativamente na execução do Projeto, um Grupo de Stakeholders que irá acompanhar a sua execução, e que inclui, designadamente, a CCDRN/Autoridade de Gestão do Programa Operacional NORTE2020, o Município de Vila Nova de Famalicão, através do Famalicão MadeIN, a Portugal Foods, a ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, a AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal, a Universidade do Minho, através da Escola de Economia e Gestão, a Câmara Municipal de Santo Tirso, através do Invest Santo Tirso, entre outros.

Realizou-se, nos passados dias 18 e 19 de outubro, na ADRAVE, em Vila Nova de Famalicão, o Segundo Encontro transnacional do Projeto UpGrade SME, que contou com a participação de todos os Parceiros europeus já referidos, bem como dos stakeholders nacionais, e empresas locais convidadas. Neste Encontro foi discutido o tema da internacionalização das PME e debatidas as vantagens e dificuldades no processo de internacionalização, com recurso a intervenções de peritos nacionais e estrangeiros e aos testemunhos e reflexões de duas empresas locais – a Pinheiro de Lacerda, Lda. e a Alma de Luce.

Foi ainda realizada uma Visita ao MadeIncubar, Incubadora de Empresas instalada na Riopele, e apresentado o projeto aos Parceiros transnacionais, bem como todo o ecossistema local e regional e os dados de caracterização macroeconómica do território.

Foi uma jornada de trabalho que nos permitiu divulgar a dinâmica local e regional de internacionalização das PME, bem como realizar uma importante aprendizagem partilhada entre atores europeus que promovem a internacionalização das empresas.

Links úteis

Universo Adrave

SGS
ADRAVE, Agência de Desenvolvimento Regional
Avenida 25 Abril, n.º 634 - Casa de Louredo
4760-101 Vila Nova de Famalicão