Assinatura_1_571_160
subscrição de newsletter

Notícias Económicas

ADRAVE promove Passeio comentado e conversa │”Pelas margens do Rio Ave” - Inscrições abertas

03 de Julho de 2016
Rio_ave_1_301_300

No sábado, dia 16 de julho, realiza-se a terceira e última Visita ao Território, atividade inserida no programa paralelo da Exposição “Des(a)fiar o Tempo da Indústria”, patente ao público na Casa do Território (até setembro de 2016).


Neste “Passeio comentado pelas margens do Rio Ave”, daremos destaque à linha de água, pela centralidade que representou nos processos de ocupação e de industrialização do território. Abordaremos a importância da água como força motriz que impulsionou o surgimento dos moinhos e outros engenhos hidráulicos, e a instalação das primeiras grandes fábricas no Vale do Ave, bem como procuraremos dar a conhecer o património construído e o património natural observável ao longo das margens do Rio, em interação constante com a recomposição social e económica do território.


As iniciativas que têm sido desenvolvidas para a revalorização dos cursos de água, como o Sistema Integrado de Despoluição do Vale do Ave e o projeto "Os nossos rios", serão também apresentadas e discutidas com os participantes.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição (até à lotação do autocarro), até ao dia 14 de Julho, através do seguinte link


PROGRAMA:

14h30 – Concentração e saída da Casa do Território (V.N. de Famalicão)

Pontos de visita:
. Central Elétrica de Caniços – exterior (Bairro)
. Ponte da Lagoncinha (Lousado)
. Visita à ETAR da Agra (Fradelos)
. Visita à azenha de Povoação (Fradelos)

18h00 – Regresso à Casa do Território

Convidados:
Bruno Matos (Investigador e autor do estudo “Património à Prova de Água: Apontamento para a salvaguarda das Azenhas & Açudes nas margens do rio ave”;
Pedro Teiga (Coordenador do projeto municipal “Os Nossos Rios”);
Pedro Fonseca (Departamento do Ambiente da CM V.N. de Famalicão);

Colaboração: ADRAVE; Águas do Norte; Sr. Mário Loureiro

Links úteis

Universo Adrave

SGS
ADRAVE, Agência de Desenvolvimento Regional
Avenida 25 Abril, n.º 634 - Casa de Louredo
4760-101 Vila Nova de Famalicão