Assinatura_1_571_160
subscrição de newsletter

Notícias Económicas

Conselho Nacional de Juventude lança Guia de Emprego para Jovens

14 de Março de 2012
Teve lugar no dia 14 de Março, auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, o lançamento do Guia de Emprego para Jovens, aproveitando-se a sessão de encerramento da Conferência Internacional “Alterações Laborais em Portugal e Espanha” para fazer a apresentação do Guia online.
Promovido pelo Conselho Nacional de Juventude (CNJ) e organizado pelo Instituto de Direito do Trabalho (IDT), o Guia pretende ser:
 
uma ferramenta útil, de fácil utilização e leitura, através da qual qualquer jovem possa aceder às informações sobre direitos e deveres no mercado de trabalho.
Para o IDT, trata-se de uma nova vertente de actuação, concretamente na divulgação para não juristas de questões essenciais de Direito do Trabalho, facilitando o conhecimento deste ramo do Direito, conforme explica o Professor Pedro Romano Martinez, no prefácio da publicação.
 
Para o CNJ, a concretização deste projecto corresponde a um objectivo antigo, no âmbito da área de trabalho de Emprego e Assuntos Sociais.
 
O primeiro ciclo do diálogo estruturado dedicado ao tema do Emprego Jovem, resultante do Quadro de Cooperação Europeu em matéria de juventude, adoptado em Novembro de 2009, constituiu um impulso determinante para o CNJ cumprir esta aspiração.
 
Assim, no âmbito do Projecto Rumo ao Emprego Jovem, foi programada a realização do Guia, tendo sido para tal estabelecida uma parceria com o IDT, que se mostrou essencial para conferir à publicação todo o rigor e tecnicidade que o tema requer.
 
A necessidade de tornar simples uma linguagem que nem sempre é a mais acessível já tinha sido identificada pelas organizações de juventude que constituem o CNJ. A quantidade de regras e instrumentos jurídicos que suportam a regulação das relações laborais entre empregador e trabalhador, torna difícil a um jovem que chegue ao mercado de trabalho o conhecimento dos seus direitos, dos seus deveres e das ferramentas à sua disposição.
 
Para o CNJ, afigurava-se pois como urgente a compilação e divulgação destas informações dirigidas aos jovens, indo ao encontro da sua missão de defender e promover os seus interesses.
 
Mais info em: http://www.cnj.pt
 
 

Links úteis

Universo Adrave

SGS
ADRAVE, Agência de Desenvolvimento Regional
Avenida 25 Abril, n.º 634 - Casa de Louredo
4760-101 Vila Nova de Famalicão