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Notícias Económicas

ADRAVE e Município de Vila Nova de Famalicão participaram no Seminário Final Internacional do projeto ITERA.AA que decorreu em França

20 de Novembro de 2014
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Decorreu em França, no Pays de Figeac, entre os dias 12, 13 e 14 de novembro, o seminário final do projeto ITERA.AA (Inovação nos Territórios com as empresas agrícolas, agro-alimentares e alimentares), no âmbito do INTEREG IV B, com a presença, entre outros, de responsáveis do Município de Vila Nova de Famalicão, que apresentaram o projeto Famalicão Made IN, e da ADRAVE – Agência de Desenvolvimento Regional.

O projeto ITERA.AA visa facilitar o acesso à inovação para micro e pequenas empresas rurais e fortalecer as diversas atividades de produção, transformação e distribuição em torno dos sectores agrícola, agroalimentar e de alimentação, numa perspetiva de organização territorial, facilitando circuitos locais de venda direta (localmente).

O projeto, dinamizado em Portugal pela ADRAVE em parceria com o Municipio de Vila Nova de Famalicão, integra também um conjunto de parceiros europeus, nomeadamente de França (Pays de Figeac /ADEFPAT (Région Midi Pyrénées) e Conseil Général de Corrèze) e de Espanha (Deputation de Granada, Association Cerdena Garalur de Navarre e SERGAL S.COOP de Pays Basque).

No seminário internacional foi possível partilhar entre todos os parceiros as experiências locais de dinamização, inovação e diferenciação de produtos agrícolas, agro alimentares e de alimentação, para além da apresentação das ferramentas desenvolvidas pelos parceiros e que darão origem a dois documentos de apoio: o guia SALT (Sistema Alimentar Local Territorializado) e o guia de sensibilização das empresas para a inovação

Além disso, foi promovido um encontro aberto, sob o tema “Ação local para preservar o valor das zonas rurais”, com duas mesas redondas que debateram a inovação nas empresas e a cooperação entre os atores nos territórios rurais. Neste espaço, que contou com a presença de cerca de 70 participantes (desde eleitos políticos do território, atores locais envolvidos no setores alimentar e agrícola, empresas dos referidos setores e parceiros institucionais do projeto ITERA), foi apresentada a marca territorial famalicense Famalicão Made IN.

O seminário também foi uma oportunidade para visitar um conjunto de empresas e instituições do setor agrícola com o objetivo de conhecer metodologias de cooperação e promoção de produtos locais.

Finalmente, e num espaço dedicado à troca de experiências e de sabores entre as várias regiões do projeto, o Município de Vila Nova de Famalicão apresentou a toda a delegação europeia o que de melhor se faz em Famalicão na área alimentar e artesanal. A apresentação e degustação dos produtos famalicenses foi um enorme sucesso com os parceiros a ficarem deliciados com a qualidade e inovação dos produtos famalicenses.

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