Cluster_europa_1_755_9999
subscrição de newsletter

Clusters Portugueses distinguidos com prémios de Excelência através da ADRAVE

25 de Novembro de 2013
Imx_001_1_755_999

Decorreu nos dias 21 e 22 de novembro de 2013 em Santiago de Compostela a Conferência Internacional intitulado – “ATC4Excellence Conference - Clusters for Excellence”, promovida pelo Instituto Galego de Promoción Económica (IGAPE) em parceria com a Xunta da Galícia abrigo do Projeto ATC4 Excellence.

A ADRAVE – Agência de Desenvolvimento Regional integra o projeto-piloto europeu “ATC4 Excellence” que finaliza este mês, promovido pela Comissão Europeia – Direção Geral da Indústria e que envolve, além da ADRAVE, as Agências de Desenvolvimento Regional da Galiza (IGAPE), das Astúrias (IDEPA) e da Cantábria (SODERCAN), e a Agência de Desenvolvimento da Irlanda - South West Regional Authority (SWRA).

Entre outros objetivos, o projeto pretendia melhorar os processos de gestão de clusters tendo por base, por um lado, a realização junto dos Clusters Portugueses interessados de um exercício de Benchmarking padronizado para os clusters europeus pelo Cluster-Excellence.eu e, por outro lado, a disseminação junto das organizações de clusters dos materiais de formação para a excelência na gestão de clusters criados pela mesma entidade europeia.

Na Conferência Transnacional que contou com a presença de oradores internacionais na área dos Clusters, de entidades europeias gestoras de Clusters e dos parceiros europeus do projeto entre outros, esteve presente uma delegação portuguesa composta pela ADRAVE, Tec Minho, e representantes de clusters portugueses que obtiveram distinção europeia na área da Excelência. De salientar, entre os vários oradores internacionais convidados a presença do Gestor da Autoridade de Gestão do COMPETE, Franquelim Alves que não deixou de valorizar e apoiar os excelentes resultados obtidos no referido projeto europeu pela ADRAVE e os vários clusters participantes.

A conferência foi presenciada pelo Diretor Geral do IGAPE - Javier Aguilera acompanhado do representante da Comissão Europeia – Direção Geral das Empresas e Indústria – Luís Cuervo Spottorno e dos Diretores Gerais das Agências de Desenvolvimento Regional que participaram no projeto:  Astúrias (IDEPA), Cantábria (SODERCAN), a Agência de Desenvolvimento da Irlanda - South West Regional Authority (SWRA) e ADRAVE com a participação do Administrador-Delegado da ADRAVE, Joaquim Lima.

O momento, mais emblemático e importante do evento nos decorrer dos dois dias, foi a distinção de Excelência – Bronze Label, de 24 clusters europeus concedidos pela Comissão Europeia, entre os quais 4 clusters portugueses. No entanto, até o final do atual mês de novembro, mais dois clusters portugueses irão obter a mesma distinção: ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal e AIPQR - Pólo de Competitividade e Tecnologia das Indústrias de Refinação, Petroquímica e Química Industrial.

Os 4 clusters portugueses, PortugalFoods, CEIIA, Health Cluster Portugal e ADDICT receberam das mãos do Conselheiro de Economia e Industria da Xunta da Galiza – Francisco Conde e do representante da Comissão Europeia – Direção Geral das Empresas e Indústria – Luís Cuervo Spottorno uma distinção que vem reforçar o bom caminho em prol da Excelência e da Competitividade que as respetivas entidades têm vindo a desenvolver nos últimos 3 anos.

Neste sentido, a ADRAVE consolidou uma estratégia que respondia ao projeto e que, em simultâneo, ia ao encontro da agenda na altura, em 2012, da Secretaria de Estado do Empreendedorismo e da Inovação. Portanto, em termos do projeto ATC4 Excellence, adotou-se uma estratégia que permitiu mobilizar um número significativo de clusters portugueses, entendidos também como players internacionais, que ao integrarem esta iniciativa da Comissão Europeia lhes permite obter uma maior projeção internacional e ficarem vinculados à estratégia da CE através da obtenção do Bronze Label of the European Cluster Excellence Initiative (ECEI).

Joaquim Lima da ADRAVE e Franqulim Alves-Gestor da Autoridade de Gestão do COMPETE presentes no Evento:

img

Em Abril do corrente ano, em Portugal, foi apresentado o Estudo de Avaliação da Estratégia e de Processo de Implementação das Estratégias de Eficiência Coletiva da Tipologia Clusters que revelou a importância, entre outros temas, da obtenção do Bronze Label e do Gold Label por parte dos Clusters Nacionais.

Revelando desta forma que o papel da ADRAVE está na vanguarda deste reconhecimento para os clusters de Portugal.

A ADRAVE, através do projeto ATC4 Excellence, tornou-se na única entidade portuguesa qualificada para disseminar junto das organizações de clusters os materiais de formação criados pela Cluster-Excellence.eu, iniciativa da Comissão Europeia no âmbito do programa de Competitividade e Inovação; por outro lado, ficou qualificada para realizar exercícios de Benchmarking junto dos clusters nacionais e europeus, recolhendo uma série de informações estatísticas e sobre o respetivo modelo organizacional, permitindo avançar com um processo de Certificação de Bronze Label ou Gold Label.

Em síntese, o projeto além de permitir a certificação de Bronze Label para 6 clusters, tornou atualmente a ADRAVE na única Entidade em Portugal qualificada para apoiar as entidades gestoras de clusters para o processo de Bronze Label e Gold Label, e para formar os gestores de clusters nacionais através uma formação suportada nos materiais disponibilizadas pela Cluster-Excellence.eu.

Bolsa de Oportunidades

Parceiros

Copyright 2011 | Adrave
tel: (+351) 252 302 600
e-mail: atclusters@adrave.pt
Política de Privacidade | Mapa do Site | Ficha Técnica | Contacte-nos