Cluster_europa_1_755_9999
subscrição de newsletter

ADRAVE participa num projeto piloto da Comissão Europeia na área dos Clusters Europeus ao abrigo do Projeto ATC4Excellence

17 de Fevereiro de 2012
Atc4e-kick-off---foto-1_1_755_999
Parceiros Europeus reunidos em Londres para dar início ao Projeto
A ADRAVE-Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave participou no dia 9 de Fevereiro numa reunião internacional em Londres, que marca o lançamento do projeto piloto europeu “ATC4Excellence”.
Tratou-se da primeira iniciativa inserida no âmbito do referido projeto que pretende impulsionar a Excelência na Gestão dos clusters e a disseminação de boas práticas de gestão empresarial a nível internacional.
Esta iniciativa envolve, além da ADRAVE, as Agências de Desenvolvimento Regional da Galiza (IGAPE), das Astúrias (IDEPA) e da Cantábria (SODERCAN), e a Agência de Desenvolvimento irlandesa - South West Regional Authority (SWRA).
O Projeto ATC4Excellence tem uma duração de 24 meses e é co-financiado a 95% pela Direcção-Geral da Indústria e das Empresas da Comissão Europeia.
Com o referido projeto prevê-se, por um lado, melhorar os processos de gestão de clusters, tendo por base a disseminação junto das organizações de clusters dos materiais de formação criados pela Cluster-Excellence.eu, iniciativa da Comissão Europeia no âmbito do programa de Competitividade e Inovação; por outro lado, a realização de exercícios de Benchmarking junto das mesmas, recolhendo uma série de informações estatísticas e sobre o respetivo modelo organizacional, para compartilhar a nível de redes europeias de clusters ECA (European Cluster Alliance) ou EIEC (Iniciativa Clusters Europeus de Excelência). Adicionalmente, o projeto prevê impulsionar a mobilidade dos gestores dos clusters nas regiões envolvidas, promovendo a sua participação em visitas de estudo e intercâmbio de experiências em todo o mundo.
 
Com este novo projeto Europeu, a ADRAVE dá continuidade aos excelentes resultados alcançados pelo projeto Europeu ATClusters, desenvolvido nos últimos 2 anos e que permitiu implementar nos respetivos territórios uma plataforma de colaboração com outros países e redes de cluster europeus ao impulsionar a cooperação entre clusters existentes, criando novas parcerias, projetos e novos negócios trans-sectoriais, a nível do território nacional e do Espaço Atlântico.
 
Entre os benefícios da participação no atual projeto ATC4Excellence incluem-se a participação e colaboração na elaboração de políticas de clusters na Europa, o posicionamento a nível europeu, tanto das Agências de Desenvolvimento Regional como dos próprios Clusters, e o fortalecimento das suas relações com as instituições envolvidas na definição e implementação das Políticas de Clusters Europeias.
Outro dos resultados previstos passa por dar continuidade aos resultados obtidos no Projeto ATClusters, procurando impulsionar a cooperação entre clusters existentes e desse modo alavancar a internacionalização e a possibilidade de apresentação de projetos conjuntos a nível nacional, europeu ou internacional.
 
Finalmente, e tendo em vista a concretização das políticas europeias na área dos clusters, deve-se referir que o projeto ATC4Excellence dará uma atenção especial à atribuição do “Cluster Management Quality Label” da ECEI European Cluster Excellence Initiative a clusters portugueses intervenientes nas várias etapas previstas para o projeto.
 
 

Bolsa de Oportunidades

Parceiros

Copyright 2011 | Adrave
tel: (+351) 252 302 600
e-mail: atclusters@adrave.pt
Política de Privacidade | Mapa do Site | Ficha Técnica | Contacte-nos